VISÃO SAUDÁVELEquipe da Semed faz triagem na zona rural para identificar crianças com problemas oftalmológicos

09/Jul/2019 - 12:08

Ao ser identificada a necessidade de uso de óculos de grau, a intenção é entregá-lo na mesma semana

A equipe da Divisão de Saúde Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará no período de 09 a 12 de julho, visitando escolas rurais da Ponta do Abunã, com o objetivo de realizar a triagem de alunos para consultas oftalmológicas. De acordo com a gerente da Saúde Escolar, Magali Loeblein toda a rede municipal de Ensino de Porto Velho receberá esse trabalho que iniciou na zona urbana atendendo mil crianças e que deverá ser concluído neste mês.

Aquelas que tiveram o diagnóstico de que havia necessidade de uso de óculos foram contempladas com as lentes e devidas armações. “O mesmo ocorrerá na zona rural. Vamos primeiro fazer a triagem, avaliar as crianças, fazer testes de acuidade visual, que é um teste simples para saber se a criança tem dificuldade de leitura, conversar com professores para saber se existem reclamações de estudantes que dizem não conseguir copiar as tarefas do quadro, se sentem dores de cabeça e etc, e na sequência, vem as consultas com os profissionais especializados da empresa vencedora da licitação do serviço de consultas oftalmológicas”, explicou a gerente.

Segundo o secretário municipal de Educação, Márcio Félix, foram investidos nesse programa de saúde escolar de R$169.685,20, recursos do próprio Município. A iniciativa oferta consulta, exame e óculos de grau gratuitos para crianças das escolas municipais. “Quando se tem problema na visão, o rendimento cai por completo. Existe o desconforto e no caso das crianças em idade escolar, elas ficam impacientes e acabam perdendo o interesse em frequentar a escola. É nosso dever garantir que essas crianças tenham o apoio necessário para que estejam em sala de aula e tendo um ensino de qualidade”, disse Márcio.

Visitas

Os técnicos Márcia de Souza e Raimundo Monteiro e a gerente da Saúde Escolar, Magali Loeblein visitarão nesta etapa as seguintes escolar: Marechal Rondon (Abunã); Barão Do Rio Branco (Fortaleza do Abun); José Augusto Da Silva (Extrema); 13 De Maio (Extrema); Maria Casaroto Abati (Vista Alegre Do Abunã); Maria Jacira Feitosa De Carvalho (Nova Califórnia) e 03 De Dezembro (União Bandeirantes).

logotipo da prefeitura de porto velho