PREVENÇÃOAulas do Proerd são iniciadas em Escolas Municipais de Jaci Paraná

11/Set/2019 - 10:51

Serão atendidos 5.380 alunos somente em 2019

As escolas municipais Joaquim Vicente Rondon e Cora Coralina, de Jaci Paraná, distrito de Porto Velho localizado a cerca de 90km, iniciaram esta semana as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Dezenas de crianças receberam camiseta, boné, cartilha e devidas orientações sobre o tema. Os kits são adquiridos através de recursos próprios da Semed e as aulas são proferidas por policiais militares. Só este ano, a expectativa é que sejam atendidos 5.380 estudantes. “Nossa meta é alcançar as 39 escolas pactuadas com Programa de Saúde Escolar (PSE). E a função do Departamento de Saúde Escolar (DSE) da Semed é trabalhar com prevenção nas localidades que estão vulneráveis aos efeitos nocivos das drogas lícitas e ilícitas, dando ênfase também, às escolas de Zona Rural”, disse Márcia de Souza, coordenadora do Proerd.

Já parte da programação das escolas, há alguns anos, o programa atende crianças de 10 a 14 anos e integra as ações das políticas públicas para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. De acordo com a secretária adjunta da Semed, Gláucia Negreiros, esse é um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, na tentativa de ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões. "Com mais esse programa aumentamos nossos esforços para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável", enfatizou.

São dois meses de aulas que são encaixadas no calendário escolar. Nessas duas escolas de Jaci a formatura está prevista para Novembro.

Para o secretário titular da Semed, Márcio Félix, o município entende a grande importância e tem visto resultados com este programa e por isto, todos os anos destina os recursos necessários. “Queremos com essa parceria com a PM e seus respectivos ensinamentos ajudar a construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos”, comentou.

Nos próximos dias, a coordenação divulgará a programação para as demais escolas.

logotipo da prefeitura de porto velho