imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

FORMAÇÃOAlunos do Programa "Qualifica Mais Progredir" concluem qualificação

15/Set/2022 - 12:10

São 263 formandos em microempreendedorismo individual

Jovens formandos tiveram a oportunidade de se preparar para ter o próprio negócioCom o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho, na noite da última quarta-feira (14), aconteceu a formatura do curso de qualificação profissional de Microempreendedor Individual, promovido pelo “Programa Qualifica Mais Progredir”, do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Cidadania. O evento foi realizado na sede do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

A iniciativa proporcionou aos 263 jovens formandos, a oportunidade de se preparar para ser um empreendedor do próprio negócio. O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), visando a oportunidade que as pessoas podem ter com essa formação, apoiou o programa com a contrapartida, cedendo os locais do curso presencial nas escolas Flamboyant, Vôo da Juriti, Pé de Murici e Joaquim Vicente Rondon, e gerando uma parceria que beneficiou muitas famílias em situação de risco social. "A formação na noite de quarta-feira significou o início de um novo ciclo de vida para cada uma das formandas e formandos”, comentou a titular da pasta de Educação, Gláucia Negreiros. O curso foi ofertado na modalidade presencial nas escolas da rede municipal.

Durante a execução do curso muitos alunos apresentaram diversas situações que interferem no objetivo central do projeto, bem como nos aspectos sociais, ambientais e metodológicos do curso, resultando em evasão. Desse modo, foram adotadas algumas intervenções para minimizar as vulnerabilidades apresentadas, tais como palestra sobre a Lei Maria da Penha com representantes da Polícia Militar, feira de exposição de produtos confeccionados pelos alunos com a finalidade de arrecadar fundos para os discentes, distribuição de cestas básicas e até distribuição de jogos, cadernos para desenho e lápis de cor para os filhos das discentes que precisavam levá-los para o curso.

Segundo a coordenação do curso em Rondônia, essas intervenções tiveram o objetivo de evitar a evasão dos alunos, principalmente por parte das mulheres, uma vez que essas apresentavam além da evasão, uma demanda considerável de violência doméstica e insegurança alimentar.

SOBRE O PROGRAMA

O Qualifica Mais Progredir é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Ministério da Educação (MEC) para fomentar cursos de qualificação profissional e potencializar o microempreendedorismo e a inclusão produtiva dos beneficiários do Auxílio Brasil.

Desse modo, o curso de qualificação profissional de Microempreendedor Individual é voltado à inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil, em Porto Velho, e tal oferta poderia atender um total de 500 alunos. Ao término das chamadas públicas, via edital, foram realizadas em torno de 700 inscrições divididas em quatro escolas municipais da capital, contudo, um terço dos potenciais alunos não se enquadraram nos requisitos do edital. Foram matriculados 313 alunos, dos quais mais de 260 concluíram o curso.

Texto: Géri Anderson
Foto: Semed

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho