Programa é destinado a fomentar a cultura empreendedora
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, em parceria com o Sebrae-RO e o Ministério Público do Estado, ofereceu a formação Jornada Pedagógica Jovem Empreendedor aos professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental da capital.
O evento aconteceu na sexta-feira (3), no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), e envolveu profissionais que atuarão no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem como proposta fomentar o empreendedorismo, proporcionando sua prática, estudo e debate na sala de aula desde o ensino fundamental.
Esse programa é destinado a fomentar a cultura empreendedora, apresenta práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).
Lourdes Veppo, consultora do Sebrae-RO, conta que o projeto está sendo desenvolvido há mais de seis anos, e serão doze turmas entre manhã e tarde, com 12 horas de curso em três dias de capacitação para os professores, que deverão multiplicar este conteúdo com alunos, para que eles possam conhecer os comportamentos empreendedores e aprender a importância do mercado empreendedor.
O professor Ilzomar Araújo, da Escola Municipal Elenilson Negreiros, fala da importância do projeto. “É muito importante estarmos recebendo esta capacitação através da Semed, para que a gente possa levar às escolas o que estamos aprendendo aqui, e compartilhar estes conhecimentos com nossos alunos”.
A técnica da Divisão de Educação Básica (Dieb), Cesiane Camargo, fala sobre a realização da jornada pedagógica. “Iniciamos o ano com a jornada e os professores que atuam no 4°e 5° ano desenvolvem o projeto ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’, e aqui hoje nós estamos tendo a parceria do Instituto Federal com as salas e cedência do ambiente. No decorrer do ano os professores trabalham esse projeto de empreendedorismo, mas eles também passam por formação e este ano está sendo diferente, ao invés de ser no processo, nós estamos fazendo a formação no início do ano diretamente com capacitadores do Sebrae. Esta é uma formação importante tanto para os docentes, como para os estudantes do município de Porto Velho. Nosso objetivo é formar docentes que incentivem os estudantes no crescimento pessoal, na cidadania e no planejamento, na criatividade e na realização de seus sonhos", explica.
Texto: Rando Silva
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)