Curso busca aprimorar a qualificação dos servidores da rede municipal de educação
Profissionais das bibliotecas públicas de Porto Velho participam de capacitação em “Letramento Literário”, que começou na última segunda-feira (6) e segue até a próxima sexta-feira (10), no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles. O curso também é destinado aos coordenadores das salas de leitura nas escolas municipais.
A capacitação faz parte do plano de governo do prefeito Hildon Chaves e, consequentemente, do Plano Municipal de Educação, cuja meta principal é aprimorar a qualificação de todos os servidores da rede municipal da educação.
No total, 98 profissionais participam do evento que será realizado em dois ciclos. O último encontro está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano, em data e local a serem divulgados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“Essa capacitação é de fundamental importância para o fortalecimento da política de leitores, melhoria dos resultados de ensino e para proporcionar ao nosso aluno a formação em letramento literário, trazendo mais conhecimento e incentivo à leitura na rede municipal”, destacou a professora Cacilda da Hora, gerente da Divisão de Arte e Cultura Escolar da Semed, responsável pelo evento.
Cacilda acrescentou que os profissionais capacitados vão trabalhar no incentivo à leitura ao aluno, ao professor que atua em sala de aula, além do fomento de novos projetos e à democratização do acesso ao livro para despertar o gosto pela leitura. “Isso consequentemente vai contribuir na melhoria do resultado educacional, tanto na leitura quanto na escrita”, afirmou.
INCENTIVO À LEITURA
Para a pedagoga Danubia Medeiros, responsável pelo projeto de leitura na internet, intitulado “Auditório Virtual”, a formação chegou na hora certa.
“Estamos trabalhando juntos com a Semed para que venham mais pessoas, mais alunos da rede visitar as bibliotecas e desenvolver projetos literários nesses espaços. Nosso projeto é um incentivo para ensinar as pessoas a amarem a leitura”, destacou.
A ex-secretária de educação de Porto Velho, Maria de Fátima Ferreira (Fatinha), definiu a capacitação como algo fundamental. “Espero que esse processo seja fortalecido e as nossas crianças e a sociedade em geral tenham acesso à leitura, que é fundamental para o desenvolvimento e conhecimento do mundo”, finalizou.
Confira a programação aqui.
Texto: Augusto Soares
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Educação (SMC)