EDUCAÇÃO
Reforço escolar é uma das prioridades no ensino fundamental da capital

09/Mai/2023 - 12:15

Estratégias para apoio adicional aos alunos estão sendo discutidas entre profissionais

Técnicos e coordenadores da pasta se reuniram com supervisores e orientadores das escolasA Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio de sua Secretaria de Educação (Semed), vem priorizando o reforço escolar nas unidades escolares da região urbana e rural. Nesta terça-feira (9), no Teatro Banzeiros, estão reunidos junto aos técnicos e coordenadores da pasta, grande parte de supervisores e orientadores das escolas do ensino fundamental para o lançamento de estratégias para “Reforço Escolar: Construindo Saberes”.

A ideia é intensificar o apoio adicional aos estudantes que enfrentam desafios na aprendizagem. De acordo com a titular da pasta de Educação, Gláucia Negreiros, o reforço escolar é, para muitos estudantes, um grande desafio e, dessa maneira, existem várias estratégias eficazes que podem ser utilizadas para auxiliá-los em seu processo de aprendizado.

“A avaliação diagnóstica, por exemplo, é uma estratégia que permite identificar as habilidades e deficiências. Tem ainda as aulas de reforço individualizadas, que atendem às necessidades específicas de cada estudante, oferecendo explicações detalhadas, tirando dúvidas e fornecendo exercícios práticos. As atividades práticas que reforçam o aprendizado, que incluem experimentos, jogos educativos, simulações ou atividades de resolução de problemas que estimulam o pensamento crítico e criativo e, para finalizar, temos um planejamento que inclui o uso de tecnologia, podendo ser uma grande aliada no reforço escolar. Neste campo específico existem várias ferramentas e recursos digitais, como aplicativos educacionais, plataformas de aprendizado on-line e programas de tutoria virtual, que oferecem atividades interativas, material de estudo complementar e devolutiva imediata aos estudantes”, explicou.

Estão sendo lançadas várias estratégias eficazes que podem auxiliar no processo de aprendizadoA secretária destacou também que a parceria com os pais e responsáveis enriquecem esses esforços. “É importante envolver os pais ou responsáveis, compartilhando com eles o progresso dos estudantes, fornecendo sugestões de atividades e solicitando seu apoio no acompanhamento das tarefas e estudos em casa”, comentou.

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO

A estratégia para o “Reforço Escolar: Construindo Saberes” foi elaborada por uma equipe altamente capacitada em uma ação conjunta entre o gabinete da secretaria e os Departamentos de Políticas Educacionais, Educação Básica, Acompanhamento da Gestão e Monitoramento e de Avaliação e Indicadores Educacionais da Semed. Segundo a diretora do Departamento de Políticas Educacionais, Juliene Rezende, o reforço do aprendizado dentro do horário escolar vem nas entrelinhas desse projeto e a reunião no Teatro Banzeiros entre o corpo técnico da Semed e supervisores e orientadores das escolas vai dar volume e alinhamento para que todo esse planejamento entre em ação.

“O atendimento dos estudantes será realizado de forma articulada ao planejamento da escola, sua organização pedagógica e espaço físico. Serão no mínimo três atendimentos por semana com a duração de 40 minutos por aluno. A participação dessa organização será realizada por supervisores e orientadores, com o alinhamento junto aos professores titulares e auxiliares, seja em sala de aula ou espaço físico da escola”, resumiu.

“Nosso planejamento pedagógico para essa finalidade de reforço escolar atualmente gira em torno do carro-chefe, que é o programa Alfabetiza Porto Velho, esses projetos novos estão surgindo de acordo com as necessidades atestadas por estudos e diagnósticos da nossa equipe técnica em várias frentes e ações, e uma delas é preparar e ofertar formações para as docentes e profissionais de educação lotados nas unidades escolares para suprir esses planos de ação”, finalizou Juliene.

Texto: Géri Anderson
Foto: Semed/ Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI