Programa de oftalmologia já contemplou 200 alunos da rede municipal rural este ano
Cerca de 200 estudantes das escolas municipais dos distritos de Porto Velho já receberam óculos de grau desde o início do ano letivo de 2023, através de atendimentos escolares de Oftalmologia da Prefeitura de Porto Velho, que oferta consulta e fabricação de óculos de correção da visão. Essa entrega faz parte do planejamento do Programa Saúde Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Por conta da distância entre a clínica que realiza os atendimentos, as consultas foram realizadas diretamente nas unidades escolares nos distritos de Nova Mutum, Abunã, Vista Alegre, entre outros. Desde os primeiros meses do ano até a agora, o projeto contemplou 600 alunos com atendimento médico oftalmológico, em que 200 alunos, entre crianças e pré-adolescentes, que necessitaram, receberam os óculos. O serviço tem a coordenação do Departamento de Saúde Escolar (DSE).
Os atendimentos ocorreram conforme demanda apresentada pelas unidades escolares. Após essa fase, o DSE acionou a clínica especializada com agendamento prévio para se dirigir até os locais de consulta. Após a comprovação da necessidade, foi encomendada a confecção da lente e armação ocular.
A pequena Fátima Pinheiro Dias, 9 anos, é aluna do 5º ano na Escola Nossa Senhora de Nazaré, localizada no distrito de Nova Mutum, cerca de 100 quilômetros do centro de Porto Velho, e ela recebeu os óculos com 1.0 grau de correção e agora vai poder voltar a estudar enxergando igual aos outros colegas de sala. “Eu via as tarefas um pouco embaçadas, ficava ruim pra ler, mas agora eu estou vendo tudo no caderno e no quadro negro sem dificuldade pra ler”, comentou a aluna.
"Nós sempre contamos com a direção da escola na observação do aluno que tem dificuldade na leitura, que sempre vem acompanhada de queixas de dor de cabeça e dificuldade no aprendizado. De acordo com os professores, a partir da entrega de óculos o aluno melhora seu desenvolvimento escolar. Por isso, a Semed vê essa oferta como uma forma melhorar o aluno no aprendizado e também cuidar da saúde dos olhos para outras atividades do cotidiano em família", explicou o diretor do DSE, Jonathan Bezerra.
A titular da pasta, Gláucia Negreiros, acrescenta que as ações fazem parte do planejamento estratégico na educação municipal. "É gratificante demais quando a gente vê a felicidade dos alunos ao voltar a enxergar e poder resolver as atividades em sala de aula normalmente, junto aos demais. As escolas Encantos do Mutum, Nossa Senhora de Nazaré e Olímpia Salvatore foram atendidas neste primeiro momento, mas a meta é alcançar atendimento aos alunos que necessitam em todas as unidades escolares das localidades da ponta do Abunã, assim como também do baixo Madeira, entre outras linhas que são atendidas pela Prefeitura municipal".
A entrega foi realizada nesta terça-feira (23). “Hoje nós recebemos os diretores dessas três escolas aqui no gabinete da Semed, junto ao Vereador Edwilson Negreiros, para oficializar a entrega dos óculos de grau para os estudantes nas escolas da ponta do Abunã”, completou a secretária.
LENTES E ARMAÇÕES
Os alunos que necessitam usar óculos podem escolher entre 50 armações diferentes disponíveis no mostruário da Semed, de acordo com a lente indicada pelo médico. Tanto a clínica de consultas, quanto o laboratório que confecciona os óculos foram contratados via licitação. O Departamento de Saúde Escolar da Semed também oferece aos alunos municipais consultas com profissionais fonoaudiólogos, odontólogos e atendimentos educativos de saúde bucal, através de servidores que fizeram cursos de formação ofertados pela própria secretaria.
Desde 2022, a rede municipal já efetuou quase 2 mil consultas com alunos das escolas municipais. Foram contempladas com os óculos quase 700 crianças, tanto na zona urbana quanto rural.
Texto: Géri Anderson
Foto: Semed
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)