www.googletagmanager.com SEMED - Secretaria da Educação Ir para conteúdo
×
Secretarias

LANCHE EXTRA
Ações da Prefeitura de Porto Velho incentivam alimentação saudável nas escolas

20/Ago/2025 - 08:38

Estudantes recebem principalmente frutas, que são excelentes fontes de nutrientes

Em um ambiente escolar, onde os alunos enfrentam desafios diários de aprendizado, concentração e principalmente energia, ter uma alimentação saudável é um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento físico e mental dos estudantes. Essa alimentação correta pode ser o diferencial para alcançar o sucesso no futuro.

De acordo com a Erika Navarro, são cerca de 380 alunos que recebem alimentação de qualidade todos os dias

Na Escola Municipal Rio Madeira, no bairro Nova Esperança, a alimentação também é levada a sério. De acordo com a gestora da instituição, Erika Navarro, são cerca de 380 alunos do infantil ao fundamental, que recebem alimentação de qualidade todos os dias, com cardápios variados que são planejados por profissionais.

“Nossos estudantes merecem sempre as melhores alimentações. Nossa merenda é bem diversificada, planejada por nutricionista que fornece sempre o melhor cardápio e com produtos que ajudam no desenvolvimento deles. Só para vocês terem noção, no nosso cardápio tem até peixe, que enriquece ainda mais a qualidade da nossa alimentação e eles adoram”, disse a gestora.

A alimentação de qualidade para todos proporciona um ambiente amistoso e acolhedor para os alunos e também para os servidores. A felicidade estampada no rosto da estudante Giovanna Yarla, 9 anos, que está no terceiro ano do fundamental e aproveita todas as merendas da Escola Rio Madeira. “Eu gosto muito da merenda aqui da escola. Todo dia tem alguma coisa diferente e eu aproveito porque as comidas são muito gostosas”, concluiu a aluna.

FRUTAS NO CARDÁPIO

Nutricionista e gerente de Alimentação Escolar da Semed, Fernanda Miranda

A merenda escolar é uma ferramenta importante dentro do processo pedagógico, também colabora para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Na rede pública municipal, a Prefeitura de Porto Velho prioriza, desde o início da gestão, a qualidade da educação com investimentos na alimentação, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Por conta disso, a Prefeitura criou o projeto-piloto “Lanche Extra”, nas escolas de Ensino Fundamental, incluindo creches e pré-escolas integradas, cada aluno receberá uma lancheira. Todas as sextas-feiras, o lanche extra será colocado nesses kits, priorizando frutas frescas e outros alimentos nutritivos. Já nas unidades exclusivamente de Educação Infantil, o lanche extra será servido às sextas-feiras nas escolas, com cardápio adequado à faixa etária e acompanhamento das nutricionistas da rede. Na zona rural, os estudantes terão café da manhã reforçado todos os dias, medida pensada para atender quem percorre longas distâncias até a escola e precisa de mais energia para as atividades escolares.

A nutricionista e gerente de Alimentação Escolar da Semed, Fernanda Miranda, esclarece que essa iniciativa do Lanche Extra realizado pela Prefeitura, é mais do que alimentação, é a promoção de saúde, garantia de direitos e cuidados com os estudantes e ainda contribui diretamente na educação nutricional, incentivando hábitos alimentares saudáveis desde cedo.

Milena Cristina está no primeiro ano e ficou encantada com a lancheira“Essa alimentação foi pensada para o final de semana e principalmente para alunos que não têm condições de terem adesão as frutas. Esse é um projeto-piloto, mas ainda vamos melhorar e adaptar o cardápio. Essa é uma determinação do prefeito Léo Moraes para que nossas crianças possam receber alimentos de qualidade nas escolas. Ressalto que todos nossos alunos, além dos finais de semana, recebem alimentação de qualidade todos os dias”, finaliza.

FELICIDADE NA ESCOLA

Os alunos recebem diversas frutas, entre elas, laranja, banana, maçã e tangerina. O agente funerário, Israel Wellington, é pai do estudante Erick de Moraes, 6 anos, e agradeceu à Prefeitura pela iniciativa. “Essa é uma iniciativa nota 10. Com essa distribuição de frutas, vai ajudar muito em casa e ajudar na nossa renda, já que nem sempre eu consigo comprar as frutas. Ele ficou tão feliz no primeiro dia que recebeu, que eu também fiquei, foi um momento importante para nossa família”, disse o pai.

A estudante Milena Cristina, 7 anos, está no primeiro ano e ficou encantada com a lancheira, em especial com uma fruta: a banana. “Eu gosto muito de comer banana. Quando eu chegar em casa vou pedir da minha mãe para comer. Eu fiquei muito feliz com essa lancheira, porque é gostosa e faz bem para nossa saúde”, concluiu.

Texto: André Oliveira
Fotos: Leandro Morais

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Compartilhe nas redes:

LANCHE EXTRA - Ações da Prefeitura de Porto Velho incentivam alimentação saudável nas escolas

18/Ago/2025 - 13:47


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI