SEMEDEducação para o trânsito

09/11/2017 17:32:25

Educação para o trânsito

O Artigo 76 diz que a Educação para o Trânsito deve acontecer desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, “por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. ”


A Década de Ações pela Segurança no Trânsito da ONU está chegando ao fim e ainda não houve redução significativa no índice de acidentes de trânsito. . Até porque, qualquer morte, qualquer mutilação no trânsito é muito ruim. Nunca deveria acontecer. Não podemos comemorar, não vejo motivos para isso ainda principalmente nos grandes centros como também nas pequenas cidades há um grande número de acidentes envolvendo motocicletas, como é o exemplo da nossa capital, com muitos acidentes
E com este proposta, a Secretaria Municipal de Educação SEMED juntamento com a equipe técnica e equipe do DETRAN RO está investindo em ações que promovam consciência no trânsito com o objetivo de conscientizar as crianças a adotar uma postura correta no trânsito, como atravessar sempre a rua pela faixa de pedestre, andar sempre pelas calçadas, usar o cinto de segurança ou o dispositivo de acordo com a idade,
As escolas da Rede Municipal que inciaram com este projeto foram: Flor de Laranjeiras, Broto do Açaí, Padre Chiquinho e Elenilson Negreiros.
É com estas ações que educamos, quando tomamos atitudes corretas, não com receio de punição, ou porque o “guarda vê”, mas por acreditar nelas, por entender as consequências. Precisamos parar de terceirizar a responsabilidade que nos cabe e agir corretamente, mencionou o Prof Zacarias Santos, coordenador do Projeto na SEMED.
Para o secretário da SEMED, Prof Dr Marcos Aurélio Marques precisamos lembrar que educação é exemplo: é muito mais do que apenas transmitir conhecimento. Educação é responsabilidade de todos.


FONTE: SEMED