Mais de 7 mil alunos participaram do exame na área urbana
Após concluir a aplicação das provas do “Avalia Porto Velho” nas escolas urbanas, esta semana foi a vez da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Departamento de Políticas Educacionais e da Divisão de Avaliação e Indicadores, realizar o exame nas escolas rurais da capital.
A ferramenta é utilizada para diagnosticar o grau de conhecimento dos alunos, do 5ª ano ao 9º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de Português e Matemática.
Por meio do resultado, a Semed pontua as deficiências das crianças e monta estratégias para saná-las, ajudando, assim, a melhorar a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O exame foi aplicado a 7.079 alunos de escolas municipais urbanas. Na área rural participaram até o momento estudantes de 13 escolas. Nem todas as unidades rurais participam do Avalia Porto Velho, mas a grande maioria faz a avaliação. A prova é no mesmo modelo da Prova Brasil realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo o secretário Municipal de Educação, César Licório, o resultado do “Avalia Porto Velho” servirá para que a Prefeitura promova em 2019 as intervenções necessárias para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos. “Este ano, mais de 58% das escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho atingiram o Ideb estipulado pelo MEC, após praticamente 10 anos de estagnação”, declarou.
Esse avanço, segundo ele, demonstra que a gestão municipal no caminho certo e avançando cada vez mais. “Vamos continuar investindo nas nossas escolas, nos nossos profissionais da educação e principalmente nas nossas crianças, que são o futuro do nosso país”, destacou ele.
(Fonte: Semed)