Semed lança “Política de Formação da Rede Municipal”

Publicação: 09/11/2018 11:42:26

FORMAÇÃO

Um dos objetivos é garantir formação de 100% dos professores em nível de pós-graduação lato sensu

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Políticas Educacionais (DPE) e da Divisão de Formação (DIFOR) realizou na manhã desta quinta-feira, 08/11, no Teatro Banzeiros, o lançamento da Política de Formação da rede municipal de ensino. A secretária adjunta da Semed, Gláucia Negreiros, na ocasião representando o titular da pasta, César Licório, que está visitando as escolas rurais durante essa semana, enfatizou na abertura do evento que a qualificação do professor é o fator que mais influencia na melhoria do aprendizado. "Por isso nossos profissionais da educação precisam estar frequentemente sendo capacitados, treinados e atualizados para que o ensino seja adequado e de qualidade", disse ela.

Presente ao evento o representante do Ministério Público, dr. Marcelo Lima, destacou que a implantação da política de formação da rede de ensino do município viabiliza uma continuidade dos trabalhos de formação que vão ajudar na oferta de um ensino que garantirá melhores resultados em sala de aula. "A Semed está contribuindo através desse projeto na formação permanente dos profissionais da educação de Porto Velho. Embora, seja uma tarefa desafiadora, a formação continuada é imprescindível para a garantia da qualidade do ensino e da aprendizagem", discursou.

Para Lucilene Feitosa, representante do Conselho Municipal de Educação (CME), sem uma política de formação a prática pedagógica corre o risco de ser desligada dos usos sociais, não atendendo às necessidades de multiletramentos dos alunos, além de desencadear a não valorização do fazer pedagógico dos profissionais da educação. "É por meio da formação permanente, com foco na aprendizagem dos alunos, e também nos saberes dos profissionais, que as instituições de ensino se renovam, inovam, avançam e alcançam patamares de referência", frisou.

A Política de Formação

Hoje a rede municipal de ensino possui 3.217 professores. Destes 2.194 possuem Lato Sensu e 46 Stricto Sensu, com isso a política de formação, apresentada hoje aos profissionais da educação, visa garantir gradualmente, em regime de colaboração entre a União, Estado e Município, a formação de 100% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato sensu e, no mínimo 50% em nível de pós-graduação stricto sensu até o término da vigência do PME, garantindo-se no primeiro quinquênio 50% dos percentuais referidos; Garantir, no prazo de cinco anos, que 100% (cem por cento) dos professores da Educação Básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam; Ofertar para 100% dos professores da educação básica, cursos de formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualização do sistema de ensino, até o sexto ano da vigência do PME.
Esta Política reconhecerá como sinalizadores da necessidade de formação as evidências contextuais apresentadas: pelos resultados das avaliações institucionais internas e externas (como a Prova Avalia Porto Velho e o SAEB); pelas necessidades apontadas no relatório do monitoramento da secretaria; pelas pesquisas formativas na rede; pelos relatórios de formação continuada; e demais documentos norteadores do processo pedagógico.

5 anexos