A proposta é formar 90 mestres e 75 doutores entre os anos de 2021 a 2024 e aumentar em dois anos 100% o número de mestres e em quatro anos 1000% o quadro de doutores
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu proposta em relação a formação de professores do quadro para os títulos de mestres e doutores no município, por meio da Faculdade Católica de Rondônia (FCR).
A proposta foi entregue pelo reitor professor Fabio Rychecki Hecktheuer, que apresentou a parceria dos estudos em cooperação com a Universidade de Passo Fundo (UPF) do Rio Grande do Sul, cujo Programas de pós-graduação são de excelência nas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, assim, podem contribuir para o cumprimento do Plano de Desenvolvimento da Educação.
A proposta foi direcionada para formação de mestres e doutores na rede de ensino na área de Educação com três mestrados e três doutorados. As atividades de aulas ocorrerão em Porto Velho, proporcionando a formação, sem criar problemas para a gestão das escolas e da Semed.
Os programas são aprovados pela Capes nesta parceria, nas áreas de História, Letras, Ciências e Matemática, nos níveis de mestrado e doutorado. Sendo para o mestrado 30 vagas em Ciências e Matemática; 30 vagas em História; 30 vagas em Letras. Para doutorado são 25 vagas em Ciências e Matemática; 25 em História; 25 em Letras.
A proposta e o comprometimento da Semed é formar 90 mestres e 75 doutores que seriam distribuídos entre os anos de 2021 a 2024, possibilitando um aumento, em dois anos, de 100% de mestres e em quatro anos praticamente 1000% no quadro atual de doutores da Semed, contribuindo com as metas do Plano Municipal de Educação para o desenvolvimento do Porto Velho.