Desde que assumiu a titularidade da Secretaria Municipal de Educação, a Secretária Gláucia Negreiros tem buscado fomentar e consolidar parcerias que possam honrar o plano de gestão apresentado a rede municipal de educação, quando de sua posse no começo deste ano.
A Professora Gláucia Negreiros tem buscado organizar diálogos com a Universidade Federal, com a Câmara Municipal, com as entidades sindicais e com a sociedade civil no intuito de desenvolver programas, projetos e cursos que possam contribuir para vencer as vulnerabilidades e avançar em propostas que beneficiem ao coletivo, sobretudo no que diz respeito a formação e consolidação da identidade docente para fortalecer processo de alfabetização da palavra em língua materna para possibilitar alfabetizações que permitam interpretar ao mundo.
Nesta terça-feira (22), O Gabinete da Secretária recebeu a visita técnica da Professora Rosangela Hilário, juntamente com as Professoras Melba Guimarães, Aline Silva e o estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Vinicius de Souza. O objetivo da visita foi ajustar os projetos em andamento para execução da formação continuada da rede, tendo como estratégia pedagógica a literatura e cultura regional, bem como o inédito projeto de reforçar alfabetização em língua materna para aprendizagem da língua estrangeira moderna (inglês) para as professoras e turmas dos quartos e quintos anos. Porto Velho será a primeira capital a realizar esta formação para professoras dos anos iniciais em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e o Conselho Nacional de Educação.
“A prioridade da rede municipal para esses próximos anos é reforçar formação continuada para arejar rotinas pedagógicas e impactar aprendizagem. Nosso objetivo é que esperançar as professoras para que sintam orgulho e alegria no exercício de sua identidade docente.” disse Gláucia Negreiros.
Cultura também é currículo: “Navegando no Banzeiro: narrativa beraderas”
O projeto “Navegando no Banzeiro: narrativas beraderas” recém-lançado na EMEF Escola de Araújo compasso pretende tornar a cultura regional mais acessível aos estudantes dos anos iniciais. O projeto que será desenvolvido foi conquistado por meio da premiação da 1° EDIÇÃO ALEJANDRO BEDOTTI DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DE FOMENTO À CULTURA PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE EXPRESSÕES CULTURAIS, por meio da Lei Aldir Blanc utilizará livros e textos de escritores regionais para desenvolvimento do currículo em práticas e rotinas pedagógicas. O trabalho se dará por meio de oficinas de formação de professoras que estimulem a produção e compartilhamento de práticas exitosas por parte das professoras.
“A cultura e as artes estimulam e antecipam competências e saberes socioemocionais que são fundamentais para as crianças organizarem a construção do conhecimento do que já chegam a escola sabendo e as preparam para aquilo que precisam aprender para transitar para além dos espaços escolares: interpretarem ao mundo”, disse a Professora Dr.ª Rosangela Hilário.
A iniciativa, contudo, também busca trazer atrações culturais as escolas, com valorização de artistas locais, como aconteceu na abertura do planejamento escolar quando o artista multimidia Anderson Black cantou e encantou a professora com canções que falam de esperança, amor e dias melhores.
“Queremos ampliar as perspectivas de nossos alunos para além da memorização: a partir do sentido de pertencimento, fruição e encantamento que nossa história, memória, mitos e folclore podem produzir. Quanto mais cultura apresentarmos, mais sentido de pertença e sucesso nas práticas, empatia e desenvolvimento social”, disse a diretora da escola Melba Guimarães.
A ideia, dessa forma, é levar o projeto para outras unidades escolares com o propósito de reforçar saberes e diminuir os impactos perversos da pandemia.
Sobre o programa, a professora da EMEF Estela de Araújo Compasso Aline Silva, explica que que promover a literatura regional é essencial para o ensino. “Quando ele sai de processos de repetição e memorização e vem para algo que é palpável, que faz parte de sua história e memória têm a tendência de aprender muito mais”, ressalta.
Por fim, o Acadêmico Vinicius de Souza coloca a Professora Glaucia Negreiros que “ o encontro da formação inicial com a formação continuada tem promovido uma camaradagem que favorece o entendimento da teoria e provoca o desenvolvimento de novas práticas capazes de plenificar a educação hibrida, uma tendência que se fortalece.”
Por fim, o encontro foi concluído com a formalização de ações para contribuir para fortalecer a identidade docente da professora alfabetizadora traduzindo-se em sucesso de práticas, propostas e rotinas pedagógicas e impulsionando avanços significativos para colocar Porto Velho no mapa das práticas exitosas para os anos iniciais da Educação Básica.