Prefeitura de Porto Velho e Sebrae transformam Educação Empreendedora em capacitação de professores
A Metodologia aplicada é a “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” para o ensino fundamental, e será realizada nos meses de setembro e outubro
A Prefeitura Municipal de Porto Velho, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação e Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia -, está realizando mais uma capacitação para professores da rede municipal de ensino fundamental. A metodologia “Jovens empreendedores Primeiros Passos (JEPP)” é uma valiosa ferramenta para despertar características empreendedoras nos jovens estudantes da rede municipal. Hoje, com a participação do prefeito Hildon Chaves e da secretária Gláucia Lopes Negreiros, foi realizada a palestra de abertura.
A capacitação teve a abertura com a palestra do analista do Sebrae, Emerson Pinduka, realizada de maneira remota, em respeito aos protocolos sanitários. A metodologia exclusiva estimula a criatividade de forma lúdica, o autoconhecimento e o pensamento crítico dos alunos. Estes são alguns dos objetivos do programa JEPP. O curso, que será ministrado ao longo dos meses de setembro e outubro, procura fomentar na educação básica a cultura empreendedora.
“A capacitação dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos aborda temas como comportamento empreendedor, plano de negócios, cultura, cooperação, inovação, ética e cidadania, sustentabilidade ambiental, e só é possível aplicá-la em razão do interesse dos gestores municipais, que assinam termo de adesão com o Sebrae para o desenvolvimento da mesma”, explica Gláucia Negreiros.
“Pelo que eu pude atestar durante a palestra do Emerson Pinduka, a metodologia “jovens empreendedores primeiros passos” é ferramenta fundamental para ampliar resultados dentro do campo dos negócios, além de estimular a iniciativa criativa nos negócios em jovens ainda no ambiente escolar, tudo isso, tendo o professor como emissor das mensagens de inspiração para o empreendedorismo”, ressaltou Hildon Chaves.
“É uma contribuição para a construção de cidadãos, que passa especialmente pela metodologia JEPP, despertando características empreendedoras que estão latentes no indivíduo. Além disso, esse processo de conhecimento acaba sendo uma grande atividade motivacional, pois inclui toda a comunidade escolar”, disse Daniel Pereira, Superintendente do Sebrae RO.
“Agradeço ao Sebrae e ao analista palestrante, Emerson Pinduka, por dar essa oportunidade de transformar o professor na fonte de inspiração empreendedora para os alunos da rede fundamental de ensino”, comentou Fernanda Souza, da Divisão de Ensino Básico da Semed.
“A metodologia aplicada em sala de aula é estimulante e o fim do processo resulta em uma feira do jovem empreendedor, onde os alunos colocam em prática os conteúdos desenvolvidos. Com ajuda dos professores e familiares ou mesmo por iniciativa própria, as crianças comercializam (por preços simbólicos) produtos como alimentos, peças artesanais, entre outras iniciativas”, completou a Secretária Municipal de Educação, Gláucia Negreiros.
Texto: Géri Anderson