Entre os objetivos do evento está melhorar políticas públicas capazes de fazer valer os direitos de crianças e adolescentes
Com o compromisso de manter e continuar priorizando políticas públicas pela infância e adolescência, aconteceu na manhã desta quarta feira (27), no teatro Banzeiros, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef na Amazônia. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), entidades governamentais e da sociedade civil.
Após a adesão ao Selo UNICEF, Porto Velho está avançando rumo à certificação. A Capital de Rondônia é um dos 2023 municípios que aderiram à edição 2021-2024 da iniciativa e será o primeiro município a realizar o Fórum Comunitário. “Nós estamos muito felizes em realizar o evento e nos colocamos à disposição dos demais municípios para compartilharmos experiência”, disse Joelna Holder, secretária adjunta da Semasf.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi representada pela titular da pasta, Gláucia Lopes Negreiros e coordenadores de programas educacionais da secretaria. “Viemos aqui apoiar e fortalecer o compromisso que temos com os direitos da criança, principalmente quando se fala em educação e programas e políticas públicas de inclusão no lazer, cultura e bem-estar no ambiente escolar”, enfatizou.
Segundo Gláucia Negreiros, a Semed trabalha vários programas, mas um deles se destaca por resgatar alunos que se evadiram do ambiente escolar, principalmente durante a pandemia. “Nós fomos até a residência desses alunos buscar informações que levaram ao desligamento escolar e levamos kits alimentação e material escolar para que a criança tenha incentivo a voltar para a escola, o programa Busca Ativa já nos trouxe resultados expressivos com o retorno dos alunos para as atividades escolares”, destacou.
Sobre o 1º Fórum Comunitário
O 1º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do projeto Selo UNICEF. O evento é um momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para a infância e adolescência. Este evento tem como objetivo aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. O plano norteará o município ao longo desta edição do Selo UNICEF. A partir de um diagnóstico inicial sobre a situação das crianças e adolescentes no município e, em conjunto com a população, o “Plano de Ação” é traçado.
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.