Centenas de pais e mães puderam atestar o talento de seus filhos durante a apresentação musical de mais de 250 alunos
Ontem à noite (05), no Teatro Banzeiros, foi realizado mais um concerto musical para marcar o fim do semestre de dezenas de alunos dos cursos de teoria musical e musicalização que ingressaram este ano no Centro Municipal de Artes e Cultura Escolar Som na Leste. Mais da metade dos estudantes fazem parte da rede municipal de ensino em Porto Velho.
De acordo com a secretária titular da pasta de educação, Gláucia Negreiros, esse evento foi sucesso de público porque desde que o prefeito Hildon Chaves assumiu a administração da Capital, a escola vem ganhando atenção especial com investimentos em melhorias estruturais, aquisição de novos instrumentos musicais, além da ampliação da oferta de vagas para alunos do ensino infantil, fundamental e comunidade em geral. “Tive a oportunidade de acompanhar esse avanço desde que assumi a cadeira de secretária de educação e na noite de ontem vi o quanto a comunidade escolar está agradecida pelo que está sendo ofertado. Muita gente compareceu, famílias inteiras foram acompanhar seus filhos e entes queridos na apresentação musical que foi linda e emocionante, uma verdadeira aula musical regida por alunos sob a direção de professores e instrutores de teoria e instrumentos musicais. Comuniquei aos presentes que nós estamos adquirindo mais instrumentos novos já para o próximo semestre que se inicia em breve”, comemorou a secretária Gláucia.
Para o diretor da Som na Leste, professor Liocélio Soares, é um momento de comemoração, pois a instituição de ensino musical ficou parada por dois anos e meio por conta da pandemia de covid-19. “Esse retorno marcou o crescimento no número de alunos, a procura por vaga foi grande e o que antes era 270 alunos, na retomada das aulas se tornou mais de 500 alunos, a maioria moradora da zona leste, um lugar que é muito carente de cultura e que agora dá uma luz de esperança para muitas crianças, adolescentes e adultos com os ensinamentos musicais”, enfatizou.
O Centro Municipal de Artes e Cultura Escolar Som na Leste oferece cursos livres de instrumentos como o violão, guitarra, baixo, contra-baixo, piano, teclado, bateria, flauta transversal, flauta doce, canto coral e agora, a partir do próximo semestre, também vai contar ainda com aulas de dança e artes plásticas, justificando o status de “centro de artes e cultura”. A aluna do segundo ano do curso de guitarra, Camily Pinheiro Prestes, 17 anos, conta que ingressou no curso antes da pandemia e que nesse retorno pós-pandemia, as aulas trouxeram muito mais concentração nos estudos escolares e também pôde oferecer aperfeiçoamento no seu aprendizado musical. “Essa noite eu coloquei no palco os meus conhecimentos até onde estudei e foi muito legal ser aplaudida e reconhecida pela arte de tocar, sou tímida, mas agora acredito que seja temporária essa emoção”, comentou a jovem aluna.
O aluno do curso livre de violão, Cristian Lima, 10 anos, fez a sua apresentação solo no palco para uma platéia de mais de 300 pessoas, entre elas, os seus pais, e entre um dedilhado e outro, teve sua canção ecoada no Teatro Banzeiros com todos prestando atenção e, ao final, ovacionando o pequeno violeiro, que se tornou gigante pelo momento. “Eu fiquei nervoso, mas meu professor me disse que era pra se concentrar na música e eu segui em frente e consegui uma boa performance, mas me arrepiei”, confessou o músico mirim.
“Essa noite, na minha concepção, é uma prestação de contas à sociedade, a gente estar aqui trazendo o resultado de todos os esforços dos alunos e do ensino de professores e instrutores musicais, mostrar esse aprendizado em uma apresentação com o formato de concerto musical para os pais de mais de 250 crianças, jovens e adultos, é realmente muito satisfatório para toda a instituição”, concluiu Liocélio Soares, diretor da Som na Leste.
Texto: Géri Andersom
Fotos: Saul Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)