Concurso é voltado para profissionais que encontraram formas inovadoras em sala de aula
Com o objetivo de reconhecer e valorizar as práticas pedagógicas dos professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura inicia, na próxima segunda-feira (1), as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Boas Práticas. A edição é marcada pelo retorno das aulas presenciais, após cerca de 18 meses de distanciamento social e ensino remoto.
O tema deste ano será divulgado no dia da abertura das inscrições e relacionado aos desafios de se lecionar e criar atividades que sejam reconhecidas como práticas pedagógicas inéditas.
“Em 2021, a terceira edição do prêmio trouxe uma temática que abordava o ensino remoto ou híbrido e incentivava a superação dos desafios com o objetivo de reconhecer e valorizar as práticas pedagógicas inovadoras de profissionais no momento de afastamento social devido a pandemia e que inovaram seus métodos de ensinamento. O concurso teve 32 inscrições e 10 premiados, entre diretores e professores. Para esse ano esperamos uma participação maior dos gestores e professores do município”, disse a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros.
De acordo com o Departamento de Políticas Educacionais (DPE) da pasta, podem participar do concurso gestores escolares e professores com atuação na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado AEE (Salas de Recursos Multifuncionais), desde que estejam lotados nas unidades escolares.
“Em todas as edições anteriores as inscrições inspiraram a criação de excelentes práticas. Estamos esperando que esse ano nossos professores possam se inscrever e compartilhar os brilhantes trabalhos que são desenvolvidos junto às nossas mais de 40 mil crianças da educação infantil e ensino fundamental”, comentou Juliene Rezende, diretora do DPE.
Serão premiados dez projetos que atendam aos critérios estabelecidos pelo edital e em consonância com o tema deste ano. A premiação será uma viagem para realizar uma visita técnica e conhecer as práticas educacionais exitosas de outro município brasileiro.
Texto: Géri Anderson
Foto: SMC e Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)