Encontro reuniu gestores de 141 escolas do município
A qualidade na educação infantil e ensino fundamental foi tema de um seminário promovido pela Prefeitura na última quarta-feira (17). O encontro reforçou o planejamento de ações e compromisso com a alfabetização na idade certa em um cenário de pós-pandemia e retrocesso educacional no mundo inteiro.
“A pauta é trabalhar com gestores das 141 escolas das zonas urbana e rural para avançar mais com a alfabetização na idade certa, além de promover o plano de recomposição aos mais de 43 mil alunos da rede municipal de ensino”, destacou Gláucia Negreiros, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na ocasião, a secretária lembrou das parcerias com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Fundação Lemann e Instituto Gesto, aliados ao pacote de programas, como o Alfabetiza PVH, Avalia PVH, e Busca Ativa de alunos em evasão escolar.
Foram lembradas, também, a formação de servidores da educação e mais uma série de ações que buscam acelerar a aprendizagem dos estudantes até o 5º ano escolar. As ações, em questão, são executadas de forma gradual e são importantes para dar continuidade e fortalecer os laços entre gestores e professores nesse processo de avaliação e transformação pedagógica para que os estudantes não parem de avançar de forma coordenada.
A secretária-adjunta de educação, Paula Ramos, acredita que esse é o momento de fortalecimento dessa parceria entre as instituições.
“Confio na ação em equipe e venho acompanhando, junto à secretária Gláucia, toda a execução desse trabalho que hoje está sendo apresentado. É um momento crucial para toda a rede. Hoje está fazendo um ano que voltamos com as aulas presenciais nas escolas, houve todo um trajeto até esse momento e sabemos de todos os esforços. Nós sabemos aonde queremos chegar e a ideia é avançar mais alto na educação municipal”, disse.
O seminário buscou reforçar e incentivar ações nas escolas para que os alunos tenham acesso ao ensino claro, dinâmico e de forma otimizada, sempre pautado pela recomposição do conteúdo de suas turmas, e também colocando em pauta assuntos com apontamentos e abordagens pedagógicas, com dados e avaliações do que já foi aplicado na educação infantil desde o retorno das aulas presenciais, através do trabalho realizado pelos parceiros, com profissionais especialistas em educação da Fundação Lemann, Instituto gesto e Tribunal de Contas de Rondônia.
Texto: Géri Anderson
Foto: Semed
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)