Mais de 40 modelos de armações com lentes de correção estão sendo disponibilizados gratuitamente
Para promover melhor qualidade no aprendizado e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce de problemas visuais, o Programa de Oftalmologia da Prefeitura de Porto Velho ampliou as consultas especializadas e a entrega gratuita de óculos de correção visual aos alunos da rede municipal de ensino.
A triagem e agendamento são realizadas pelas próprias escolas da rede. Mais de duas mil crianças serão atendidas. O serviço é ofertado através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sob a coordenação do Departamento de Saúde Escolar (DSE). Os atendimentos ocorrem conforme demanda apresentada pelas unidades escolares.
Após isso, há consulta numa clínica especializada com agendamento prévio, e se comprovada a necessidade, há a confecção da lente e armação ocular. Os óculos começaram a ser entregues na última semana.
Para a secretária Gláucia Negreiros esse momento é importante, pois com a correção da vista os estudantes passam a ter melhor desempenho em sala de aula.
“A gente tem atendido alunos entre três e 12 anos. As entregas dos óculos estão sendo realizadas na sede da Semed e também nas escolas. Esse ano nós colocamos à disposição mais de 40 modelos de armação, então os pais e mães ou as próprias crianças podem escolher o modelo que mais combina ao rosto. O mais gratificante é ver os alunos e alunas voltando a estudar de forma mais produtiva”, comentou a titular da pasta de Educação.
De acordo com a diretora do DSE, Louise Salvador, uma equipe do Programa de Oftalmologia orienta os professores a observar a necessidade de correção da visão dentro da própria sala de aula, identificando quais alunos precisam do suporte. “Quem tem problema de visão ou de leitura já é encaminhado e segue para consulta. O agendamento tem data e hora, o aluno sai com receita para uma empresa parceira produzir as lentes”, acrescentou a diretora.
Segundo a Semed, além das consultas oftalmológicas, foram adquiridas cerca de duas mil armações e lentes para atender toda a demanda das 141 unidades escolares do município.
Texto: Géri Anderson
Fotos: Semed
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)