Resultado apontou nove escolas municipais como destaque nos resultados da aprendizagem
A Prefeitura de Porto Velho foi homenageada por seu desempenho na Educação Municipal durante a divulgação dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero), na última semana. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) aponta a recomposição da aprendizagem e parcerias em programas estratégicos criados pela pasta como fator relevante para esse saldo positivo.
“Desde a retomada das aulas presenciais após a pandemia de covid-19, a Semed adotou estratégias pedagógicas mais eficientes para a recomposição da aprendizagem dos alunos da rede, tais como formações incessantes que incluíam desde a merendeira, passando por professores alfabetizadores, orientadores e gestores escolares. O nosso objetivo era assegurar que crianças com até oito anos de idade estivessem alfabetizadas até o 3º ano do ensino fundamental, para isso contamos com parcerias importantes, com o Tribunal de Contas de Rondônia e Fundação Lemann, que atuaram como peças-chave para que tudo andasse no caminho certo e o Saero é o espelho desses resultados muito gratificantes para todos os envolvidos”, comentou Gláucia Negreiros, secretária da Semed.
DESTAQUES
Na última semana, o Saero realizou evento no Teatro Guaporé, em Porto Velho, e elencou nove escolas municipais, sendo sete com destaque no desempenho do 2º ano e mais duas do 5º ano. Os alunos dessas escolas tiveram nota alta nas avaliações realizadas e, por isso, as unidades escolares foram destacadas durante a cerimônia de abertura e seminário de resultados com o painel de indicadores e perspectivas.
No segundo ano do ensino fundamental foram premiadas sete escolas da rede municipal de Porto Velho, entre as dez melhores escolas que se destacaram na avaliação do Saero, em todo o Estado. Sendo elas as Escolas Municipais Antônio Ferreira da Silva, Senador Darcy Ribeiro, São Pedro, Tucumã, Professor Pedro Tavares Batalha, Guadalupe e Voo da Juriti. Já no quinto ano do ensino fundamental, as duas escolas municipais de Porto Velho, premiadas entre as dez melhores do estado, são Auta de Souza e Padre Geovani Mendes.
Formações integradas potencializaram o programa Alfabetiza Porto Velho. “Com a implantação do Programa Alfabetiza Porto Velho pela Prefeitura Municipal foi possível alcançar maiores índices de aprendizagem, pois nossos servidores, docentes, supervisores e gestores foram preparados por nossa Divisão de Formação para enfrentar os desafios com frentes de atuação que incluíram avaliação da política de alfabetização, compromisso e engajamento das equipes de todas as instâncias, formação continuada, monitoramento do ensino e da aprendizagem, gestão e gerenciamento do programa, enfim, a valorização do profissional que estava nessa guerra contra o tempo, pois nossa educação desacelerou durante a pandemia e o Tribunal de Contas, ciente disso, disponibilizou forças importantes para que tudo desse certo, em uma parceria muito valiosa para a educação”, explicou a titular da pasta de Educação.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Porto Velho conta com cerca de 44 mil alunos, matriculados nas 141 unidades da área urbana e rural. Para Gláucia Negreiros, o Saero, assim como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mostram através de resultados o comprometimento das escolas em oferecer uma educação de qualidade.
“Esse é o resultado do empenho de alunos, professores e gestores, seja no âmbito municipal ou estadual. Não é a toa que temos hoje na rede de Educação Municipal, alunos lendo textos e fazendo contas com muito menos dificuldade e muito mais naturalidade. Parabenizamos a todos os envolvidos por essa conquista e reafirmamos o nosso compromisso com o sistema educacional”, finalizou.
SAERO
O Sistema Permanente de Avaliação Educacional de Rondônia foi realizado no período de 8 a 11 de novembro de 2022 com o objetivo de avaliar o nível de aprendizado dos estudantes matriculados na rede pública de ensino, em Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários contextuais de condição socioeconômica, correção e produção de microdados, pautados no planejamento, estruturação, modelagem e elaboração dos instrumentos de avaliação, protocolos de avaliação e divulgação de resultados com devolutivas pedagógicas.
Texto: Géri Anderson
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)