Avaliação ajuda a diagnosticar a aprendizagem da rede municipal de ensino
Pelo 6ª ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza o “Avalia Porto Velho 2023”. A prova é uma ferramenta utilizada pela Prefeitura para diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem da rede municipal, nas disciplinas de Português e Matemática.
A avaliação realizada nesta quarta-feira (14), com início às 8h, acontece em 110 escolas da zona urbana e rural, nos dois períodos (manhã e tarde). Participarão alunos do 2° ao 9° ano. A prova tem duração total de duas horas. São aplicadas questões relacionadas ao estudo em sala de aula nas matérias de Português e de Matemática.
Esse ano, serão avaliados 22.426 estudantes distribuídos em 1.167 turmas escolares. A prova Avalia Porto Velho é uma iniciativa pioneira na rede municipal de ensino, criada como alternativa para a melhoria da qualidade do ensino e para a elevação do IDEB. A ferramenta também auxilia a Semed a fazer as devidas intervenções para garantir que os alunos tenham um melhor desempenho.
CRIAÇÃO
Criada através do Decreto nº 14.571, de 29 de junho de 2017 e Portaria Nº126/2017 de 9 de junho de 2017, a Avalia Porto Velho foi aplicada pela primeira vez em 2017 para 5.782 alunos, dos 5º e 9º anos, das zonas urbana e rural. Esses números só aumentaram nos anos seguintes, somando nesta 6ª edição a mais de 22 mil alunos.
Texto: Géri Anderson
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)