Milhares de estudantes da rede pública municipal têm sido beneficiados por programas disponibilizados pela atual gestão
Programas como o “Alfabetiza Porto Velho”, “Para Enxergar Longe e Sorrir Sempre” e “Saúde na Escola”, com foco na alimentação, realizados e oferecidos pela atual gestão à frente do executivo municipal, nos últimos oito, têm sido fundamentais para a população estudantil da rede pública portovelhense.
Instituído na rede municipal de ensino em 2021, o “Alfabetiza Porto Velho” foi criado com o objetivo de alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO).
Quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, apenas 30% dos alunos estavam alfabetizados na idade certa. Atualmente, graças a um trabalho planejado, o número de alunos alfabetizados cresceu de 65% em 2023 para 95% neste ano. São resultados expressivos que colocaram a educação de Porto Velho entre as cinco primeiras colocações das capitais brasileiras em alfabetização na idade certa.
Segundo Glaucia Negreiros, titular da Semed, "o trabalho do Programa “Alfabetiza Porto Velho”, em parceria com o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), alcançou um nível de implementação que demonstra grande desenvolvimento desde a sua implantação. Com esse resultado, os alunos atendidos pelo programa possuem um aprendizado dentro da idade certa nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Uma verdadeira vitória do plano pedagógico estratégico trabalhado pela gestão do prefeito Hildon Chaves".
A elaboração do Programa, por meio de esforço conjunto e colaborativo de todos os setores da Semed e com o apoio técnico do TCE-RO, surgiu da necessidade de melhorar os processos de alfabetização nas escolas da rede, visando contribuir e apoiar as unidades escolares para que a alfabetização aconteça na idade certa. Em 2024, o ano letivo na capital iniciou com mais de 43 mil alunos matriculados na educação infantil, ensino fundamental e na educação de jovens e adultos, divididos em 141 escolas, sendo 84 na zona urbana e 56 na zona rural.
Denominado “Para Enxergar Longe e Sorrir Sempre”, é mais uma importante iniciativa da atual gestão, inclusive ganhando destaque nacional ao alcançar vaga de finalista no concurso nacional realizado pela Acessa, do grupo Abril. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), concorreu ao prêmio Autocuidado em Saúde Acessa (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde).
Desde o início desta gestão, a Prefeitura está identificando e corrigindo problemas visuais e bucais em alunos, promovendo saúde integral. Esta é a proposta da Semed na estratégia de prevenção da evasão escolar. Para alcançar os objetivos, foram disponibilizados equipamentos modernos para diagnóstico e tratamento odontológico realizado pelas equipes do Departamento de Saúde Escolar da Semed, que agendam visitas de avaliação de dentistas, de oftalmologistas, e entregam kits de higiene bucal e ensinam como usar corretamente escovas e fio dental, assim como são fornecidos óculos de correção da visão gratuitamente para alunos diagnosticados com problema. Em 2024, de junho até setembro, o programa atendeu 437 alunos em 43 escolas, incluindo a confecção de 145 óculos. Desde o início do programa, foram realizadas no total 1.377 consultas e distribuídas 381 próteses.
Texto: Humberto Oliveira
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)