Semed também entregará equipamentos à quatro creches da rede municipal de ensino
Cento e dezessete escolas da rede municipal de ensino receberam da Prefeitura de Porto Velho um repasse que somados chega a R$ 1,6 milhão, proveniente do Programa de Apoio Financeiro às Escolas Públicas Municipais (Proafem), para ser utilizado na manutenção e na realização de pequenos reparos nos estabelecimentos da rede municipal de ensino.
Uma das escolas beneficiadas com o repasse foi a creche Walmer Adão Denny Siqueira, localizada no bairro Socialista, zona leste de Porto Velho. Com o recurso foi feita a recuperação da rede hidráulica, rede elétrica, concluída a subestação de energia, pintura, conserto de torneiras e vasos sanitários entre outros reparos que o estabelecimento que atende 350 alunos necessitava.
O secretário municipal da Educação, Marcos Aurélio Marques, esteve nesta quinta-feira (17) na escola para fazer a entrega de equipamentos. Ele lembrou que desde 2014 os estabelecimentos de ensino da prefeitura não recebiam o repasses do programa, o que fez com que muitas escolas municipais ficassem sem manutenção.
“Essa foi a situação encontrada. Diante desse problema, o prefeito dr Hildon Chaves passou a determinação para que a Semed reativasse o programa para auxiliar as escolas. E o repasse voltou a ser feito logo no primeiro ano de gestão, como foi o caso da creche Walmer Siqueira que, por conta desse recurso, recebeu pequenos reparos. O mesmo sedá com relação aos outros estabelecimentos”, frisou o secretário.
Serão dois repasses que serão feitos às escolas pela Secretaria Municipal de Educação. O primeiro já foi efetuado. O segundo repasse será liberado após a prestação de contas pela direção do estabelecimento e a fiscalização dos serviços realizados para averiguar se estão conforme o plano de aplicação apresentado à Semed. No primeiro repasse, a creche Walmer Siqueira recebeu o montante de R$ 12 mil.
EQUIPAMENTOS
Na visita que fez à creche Walmer Siqueira, o secretário Marco Aurélio, acompanhado de assessores, também entregou à direção da escola um kit de equipamentos contendo geladeira, aparelhos de som, bebedouros, micro-ondas, liquidificador, cafeteira, espremedor de frutas, batedeira de bolo, purificador de água, além de material pedagógico para ser utilizado em sala de aula.
O mesmo kit também será entregue a outros três estabelecimentos de educação infantil da rede municipal de ensino (as creches Mãe Margarida, Ronilsa Cardoso e Eduardo Valverde). “Esses equipamentos também são necessários para o bom funcionamento das creches, por isso a preocupação em equipar esses espaços para melhor atender tanto os alunos, os professores e o pessoal de apoio”, disse o secretário.