Centenas de crianças passaram a ter uma alimentação nutritiva e saborosa
A equipe da Divisão de Alimentação Escolar, ligada ao Departamento de Esporte e Logística Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou uma grande maratona de visitas às escolas localizadas nos distritos e comunidades do Baixo Madeira em Porto Velho. O objetivo é identificar as demandas das unidades e encaminhá-las para providências. Além disto, a equipe está abastecendo as mesmas com itens para a merenda escolar.
Segundo Adson Kléber, responsável pelo setor, há muito tempo as escolas dessa região não recebiam esse apoio. “Estamos desde o início do ano realizando a entrega de alimentos para que as crianças dessas unidades tenham acesso a uma merenda escolar adequada. Também aproveitamos as visitas para fazer um diagnóstico sobre o armazenamento dos alimentos entregues, se o cardápio montado junto com o gestor está sendo cumprido, se a estrutura pedagógica está dentro das normas e se existem falhas ou dificuldades na execução das atividades programadas”, disse ele.
Sobre a merenda escolar, Adson destaca que as escolas de regiões ribeirinhas, em sua maioria, possuem um número pequeno de estudantes, o que dificulta a aquisição direta por parte delas, dos itens para a alimentação das crianças. “Por isso a Semed dá esse suporte, levando até elas alimentos como carne, frango, leite, pão, frutas, e demais alimentos perecíveis, inclusive itens que as unidades nunca tinham recebido, claro sempre respeitando as peculiaridades de cada região. O resultado desse apoio é uma criançada bem alimentada e ainda mais interessada”, destacou.
Desde o início do ano letivo a equipe visitou escolas de localidades como Catarina, Papagaios, Monte Horebe, e distritos de Demarcação, Nazaré, São Carlos e Calama. “Esse é um trabalho permanente. Vamos manter o cronograma de visitas durante o ano inteiro, com o objetivo de atingir todas as nossas escolas. Temos muitas delas em área de difícil acesso, mas independente da dificuldade de chegar até elas, estamos dobrando esforços, seguindo orientação do prefeito Hildon Chaves e do secretário César Licório, para alcançarmos essas crianças que tem todo o direito a ter uma alimentação adequada como aqueles que vivem na zona urbana”, concluiu.