CONHECIMENTOEscola Wadih Darwich promove I Mostra Cultural "A História da Minha Escola"

30 / Nov / 2018 - 11:34

Estiveram presentes o historiador Anísio Gorayeb e o filho do engenheiro Wadih Darwich, o também engenheiro, Kruger Darwich

Equipe pedagógica e alunos da Escola Municipal Wadih Darwich, localizada no bairro Três Marias, setor Leste da cidade, passaram os últimos dois meses desenvolvendo o projeto “A História da Minha Escola” que segundo a gestora da unidade de ensino, Irleide Melo, foi pensado com o intuito de incentivar e promover ações e reflexões entre os alunos tendo como marco inicial a investigação e reconhecimento do processo histórico da escola e sua importância na comunidade.

Nesta sexta-feira, 30/11, foi o fechamento das atividades do projeto com uma grande Mostra Cultural. O projeto é organizado pelos professores e equipe gestora e são concedidos aos educandos instrumentos norteadores de estudo e pesquisas bibliográficas, entrevistas e observação da localização geográfica e função social da escola para que de forma didática possam elaborar cartazes, maquetes, poemas, murais, livros, álbuns, varal informativo, jornal de notícias, vídeo, slides e/ou outras fontes expositivas dos conhecimentos adquiridos durante os estudos.

Participam do projeto alunos de 1º ao 5ª Ano, na faixa etária de 06 a 15 anos e ainda estudantes do ensino fundamental EJA com idades entre 15 e 55 anos. “Foi uma experiência incrível. Nossos alunos mostraram dedicação e talento. Cada peça produzida por eles demonstra o carinho com o projeto, que foi um grande sucesso. Estamos satisfeitos com os resultados e quero parabenizar toda a equipe da escola que se empenhou para a realização desse projeto”, disse a diretora.

Estiveram presentes o historiador Anísio Gorayeb e o filho do engenheiro Wadih Darwich, o também engenheiro Kruger Darwich. "Fico muito feliz em ver que a escola tem essa preocupação em fazer com que os alunos conheçam a história da unidade a qual fazem parte. Até porque eles também deixarão sua contribuição com o crescimento desse espaço educacional", disse o historiador. "Fico honrado em presenciar um projeto como esse que resgata à memória a história daqueles que contribuiram com a nossa cidade. Meu pai estia orgulhoso em ver tanta criatividade e dedicação dessas crianças", disse Kruger. Alunos da Escola Municipal de Múscia, Francisco Lázro, da zona Sul de Porto Velho, fizeram uma participação especial.

Dentre os temas trabalhados estão: a biografia do Engenheiro Wadih Darwich Zacarias, que deu origem ao nome da escola; O bairro Três Marias e a localização da Escola; Histórico funcional da unidade; programas e projetos desenvolvidos; Sugestões sobre o que fazer para deixar a escola sempre bonita e organizada e Opiniões sobre assuntos como Bullyng, Família, Merenda Escolar dentre outros. “Ano que vem teremos muito mais ações semelhantes, pois percebemos que esse tipo de incentivo estimula a criatividade, a socialização entre alunos, familiares e educadores e principalmente proporciona conhecimento para todos os envolvidos”, concluiu.


.