“A criançada será convidada a entrar no universo ribeirinho que tanto faz parte da cultura rondoniense”
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Arte e Cultura Escolar (Diace), promove e apoia a apresentação do espetáculo circense “O Dia da Caça” do grupo paulista Las Cabaças, nesta quinta-feira, 21/02, às 09h, na escola Sementes do Araçá, localizada à Rua Castro Alves, 5899, bairro São Sebastião I. Já foi confirmada a presença de 250 alunos da rede municipal. O evento faz parte do programa de circulação da Petrobrás Distribuidora, financiado pela Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania e conta com acessibilidade para surdos, com a presença de intérprete de Libras, o que proporcionará também a presença de alunos da Escola Bilingue.
Segundo a equipe do Diace, o espetáculo proporciona momentos de descontração e também de aprendizado. “A peça conta a história das palhaças Bifi (Juliana Balsalobre) e Quinan (Marina Quinan) que já estavam famintas há três dias e passam uma noite na floresta seguindo rastros de bichos e procurando comida, mas durante a caçada, se atrapalham e passam por situações embaraçosas. As atrizes estudaram muito a região amazônica para se inspirar nos costumes e nas situações adversas. Conviveram com povos ribeirinhos e trouxeram para o espetáculo diversão e conhecimento. E queremos proporcionar isto para nossos alunos”, disse Andrea Melo, do Diace.
Serão 50 minutos relatando sobre a cultura e costumes de cada localidade de forma bem humorada e envolvente. “A criança é convidada a entrar nesse universo ribeirinho que tanto faz parte da cultura rondoniense”, observou Andrea.
Mas a programação não para por aí, no dia 22 de fevereiro, às 19 horas, haverá ainda uma apresentação especial para a comunidade do Bairro São Sebastião l, na praça local.
“Las Cabaças”
As atrizes Juliana Balsalobre e Marina Quinan se formaram no Teatro-Escola Célia Helena de São Paulo, em 1995, foram professoras de teatro para crianças e adolescentes na Casa do Teatro-SP e atuaram nos hospitais junto aos Doutores da Alegria de São Paulo. Possuem três espetáculos em seu repertório: Semi-Breve, Divagar e Sempre e O Dia da Caça. Elas criaram o grupo Las Cabaças em São Paulo, em 2006, com o objetivo de pesquisar diferentes formas de intervenções nos espaços públicos e no cotidiano de comunidades de pequeno porte no interior do Brasil, visando à troca humana e cultural e a transformação das experiências teatrais por meio da linguagem do palhaço. No caso do espetáculo “Dia de Caça” foram dias convivendo com as comunidades ribeirinhas para montar o espetáculo que já se apresentou em diversas cidades, principalmente da região Norte