Hoje o CEE/RO tem se pautado em analisar e colaborar com todo o Sistema Estadual de Ensino de RO
A secretária municipal Adjunta de Educação, Gláucia Negreiros, tomou posse como Conselheira Suplente, no Conselho Estadual de Educação, representando a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia - UNDIME. Para ela, um reconhecimento importante e que valoriza os profissionais que buscam colaborar com a Educação do Estado. “O CEE é de grande importância para a fiscalização, normatização e supervisão do Sistema de Ensino. Ele busca assegurar a sustentabilidade e a oferta de educação de qualidade para a formação ético-social do cidadão, com participação democrática, garantindo a inclusão e o respeito à diversidade. E poder colaborar para esse processo é de muita satisfação”, relatou.
Ela frisou que a vaga poderia ser ocupada por qualquer representante de secretarias municipais do Estado, e Porto Velho, através da Undime foi a escolhida. "Um espaço importante de debate de ideias que levam `a melhoria do ensino e estaremos lá para contribuir", observou.
Negreiros acrescentou que hoje qualquer escola (pública ou privada) precisa cumprir uma série de normas para funcionar. Há critérios para a infraestrutura do prédio, o projeto pedagógico, as disciplinas ofertadas, a carga horária e o corpo docente. “Autorizar (ou não) o funcionamento das escolas é atribuição dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação. “Esses órgãos definem normas que devem ser seguidas no âmbito educacional, fiscalizam as instituições e sugerem medidas para melhorar a qualidade do ensino, uma intervenção que resulta em mais acesso e mais qualidade”, enfatizou.
A professora Francisca Batista da Silva, presidente do Conselho Estadual deu posse à secretária Gláucia e destacou que hoje o CEE/RO tem se pautado em analisar e colaborar com todo o Sistema Estadual de Ensino de Rondônia. Ela esclareceu que hoje compete ao Conselho Estadual de Educação, sem prejuízo de outras atribuições que lhe sejam conferidas em lei, baixar normas disciplinadoras dos sistemas estadual e municipal de ensino; interpretar a legislação de ensino; autorizar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino e avaliar-lhes a qualidade e aprovar os planos estaduais de educação.