PARCERIASemed firma parceria com Hospital do Amor e através de suas unidades escolares vai ampliar atendimento para rastreamento de câncer uterino e mama

15/Mar/2019 - 15:27

Unidade móvel será disponibilizada para devidos exames em frente a escolas municipais

O secretário municipal de Educação, Cezar Licório, recebeu na manhã desta sexta-feira, representantes do Hospital do Amor da Amazônia- Pio XII, que solicitaram a agenda para tratar sobre a possibilidade de apoio no rastreamento de câncer de colo do útero e de mama. A enfermeira, Grace Kelly de Almeida, destacou que hoje o câncer de mama é o mais incidente e a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. E ainda que a região Norte possui a maior taxa de incidência de câncer de colo do útero do Brasil. "O Hospital do Amor vem realizando diversas ações e firmando muitas parcerias para que mais mulheres sejam atendidas com os exames de Mamografia e Papanicolau. E queremos ampliar cada vez mais os serviços que são totalmente gratuitos e a parceria com a Semed será valiosa", disse Grace.

O secretário de pronto atendeu a solicitação por entender a importância da ação. "Nossas escolas concentram um grande número de mulheres servidoras e que mantém contato com milhares de outras mulheres, sejam elas mamães, avós ou tias de nossos alunos. E colaborar com a saúde e prevenção dessas mulheres também é nosso papel, pois estamos também cuidado da família de nossas crianças e das mulheres de nossas equipes", disse ele.

O titular da pasta solicitou as equipes de Saúde Escolar, Pedagógica e Administrativa para que montassem uma programação junto ao Hospital do Amor para disponibilizar o quanto antes os serviços propostos.

De acordo com a equipe já na próxima semana deverá ser divulgado o calendário e devida listagem de escolas que vão receber a unidade móvel e ainda a unidade fixa. "Nosso foco é mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos para exame de mamografia e a faixa etária de 25 a 64 anos para exame de papanicolau", observou a enfermeira.

A unidade móvel (carreta) conta com os mais modernos equipamentos e profissionais especializados. Será ela que vai ser disponibilizada em frente às unidades escolares ou em seu entorno. Além de apoio na divulgação entre os servidores e familiares, a Semed vai ajudar na logística para atender a carreta com a devida ativação dos equipamentos que precisam de energia elétrica.

logotipo da prefeitura de porto velho