MERENDA SAUDÁVELProdutores habilitados em edital expõem produtos que serão fornecidos à merenda escolar

09/Abr/2019 - 13:06

Os produtos são analisados e submetidos ao teste organoléptico

Durante a manhã desta terça-feira, 09/04, produtores rurais que participaram da chamada pública (realizada de acordo com a lei 11.947 e concluída no dia 04 de abril) organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveram a exposição dos produtos, os quais foram habilitados a fornecer, para serem usados na merenda escolar, oferecidas aos alunos da rede municipal de ensino. Nesta etapa a equipe de Alimentação Escolar da secretaria analisa e submete os alimentos ao teste organoléptico realizado com o intuito de avaliar as condições sensoriais dos produtos, ou seja, um processo de avaliação criterioso em suas características de paladar, odor, cor e textura. A exposição foi realizada no próprio prédio da secretaria.

Foram expostas frutas, verduras, legumes, hortaliças, polpas, frango dentre outros. Na oportunidade os produtores também puderam comercializar os alimentos. “Os produtos colaboram com a multiplicidade do cardápio da merenda escolar. O objetivo do programa de alimentação escolar é garantir a qualidade das refeições nas escolas da prefeitura e também valorizar e alavancar o setor produtivo na capital, disse a nutricionista da Semed, Fernanda Miranda”, finalizou destacando a importância de uma boa alimentação para os estudantes. “A alimentação escolar é fator fundamental no processo de aprendizagem, influenciando inclusive no rendimento do estudante”, concluiu.

Investimentos

Este ano a Prefeitura de Porto Velho ampliou os recursos para a merenda escolar com o objetivo de reforçar o poder de compra das escolas e assim garantir mais qualidade nos produtos adquiridos. O aumento foi de 100%, passando de R$ 0,15 para R$ 0,30 o investimento por aluno/dia. “Com esse acréscimo, conseguiremos atingir o objetivo do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), que é a qualidade da merenda ofertada nas escolas do Município”, destacou a secretária adjunta da Semed, Gláucia Negreiros.

logotipo da prefeitura de porto velho