www.googletagmanager.com SEMED - Secretaria da Educação Ir para conteúdo

FORMAÇÃO
Semed promove formação a professores que atuam nos Programas ‘Acelera’ e ‘Se liga’

25/Abr/2019 - 13:30

Programas ajudam a corrigir fluxo escolar

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Departamento de Políticas Educacionais (DPE) promoveu durante três dias a capacitação dos professores que atuam nos Programas ‘Acelera’ e ‘Se liga’ que tem o objetivo de alfabetizar alunos com distorção de idade/série matriculados nas turmas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental oferecendo condições necessárias para o prosseguimento no fluxo escolar e promoção do desenvolvimento integral do aluno, corrigindo essa distorção através de suas competências leitoras, escritoras, matemática e socioemocionais de modo que possa acompanhar a vida escolar.

De acordo com a diretora do DPE/SEMED, Juliene Rezende, com a formação dos educadores promove-se o conhecimento coletivo sobre a proposta do Projeto de Correção de Fluxo Escolar buscando uma abordagem mais interdisciplinar na compreensão dos conteúdos e devidas intervenções pedagógicas em sala de aula, objetivando melhorias na qualidade do ensino. “Treze escolas participaram do treinamento e alcançamos a formação de vinte professores nos dois programas ofertados na rede municipal”, relatou.

O programa de correção de fluxo é um projeto do Instituto Ayrton Senna e tem como objetivo corrigir a distorção idade/ série existente na rede pública decorrente das reprovações e evasão escolar. No caso do ‘Acelera, elas podem frequentar o programa e depois retornar à rede regular. “Esse programa contribui para que, em um ano, a criança alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. De acordo com seu aproveitamento, ela pode recuperar de 2 a 4 séries perdidas com repetências. Tanto os alunos como o professor têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes”, disse Juliene.

Já o ‘Se Liga’ ajuda a corrigir o fluxo escolar no Ensino Fundamental. O objetivo é combater o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar. Para o secretário municipal de Educação, Márcio Félix, todas as crianças têm potencial para aprender, mas a maioria não tem a oportunidade de desenvolver sequer as bases para sua aprendizagem. “Temos um cenário no país onde mais da metade das crianças matriculadas no 3º ano do ensino fundamental não está corretamente alfabetizada, principalmente na área rural, o que impede a sua progressão nos estudos e em muitos casos essas crianças acabam desistindo dos estudos. Esses programas ajudam a devolver a essas crianças a oportunidade de seguir em frente e por isso somos gratos ao Instituto pela parceria que capacita nossos gestores e educadores e contribui para alfabetização de nossas crianças”, destacou.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI