O objetivo é capacitar gestores e educadores a atuarem na promoção de direitos
No dia 18 de Maio se comemora o 18º ano de mobilização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela lei federal 9.970/00. O dia 18 de Maio demarca um das grandes lutas pelos direitos humanos das crianças e adolescentes no território brasileiro. A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do seu Departamento de Saúde Escolar (DSE) desenvolverá nesse dia e demais que antecedem e posteriorizam a data, diversas ações nas escolas municipais com o objetivo de capacitar gestores e educadores a atuarem na promoção de direitos e na proteção de crianças e adolescentes, assim como capacitar esse público alvo para atitudes de autoproteção. A iniciativa foi chamada de "Escola Amiga".
“É preciso garantir que toda criança tenha o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre de abusos e da exploração sexual”, disse o secretário da Semed, Márcio Félix.
PROGRAMAÇÃO
No dia 08 de Maio, a equipe do DSE estará com atividades na escola municipal Senador Olavo Gomes Pires (Rua Andréa, 5039, bairro Aponiã); No dia 14 de Maio, na Escola Guadalupe (Rua Andreia, 5692 Aponia); No dia 15 de Maio, na escola Santa Margarida (Rua Sheila Regina, 5312- Teixeirão); no dia 16, na Escola Vovó Helena (Rua Cotia, 75 - Ronaldo Aragão); no dia 21, na Escola Rio Guaporé (Rua Santarem, 2137, Castanheira); no dia 28, na Escola Pequenos Talentos (Rua Caetano, 3256 – Caladinho) e no dia 31 de Maio na escola Cor de Jambo (Rua Colorado, 4588, Caladinho). As atividades acontecem pela manhã, a partir das 08h.
FOTO: DIVULGAÇÃO