A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Políticas Educacionais (DPE) está promovendo neste mês de maio formação aos gestores das escolas de Educação Infantil. Segundo a secretária adjunta da Semed, Gláucia Negreiros, o objetivo é apresentar e discutir as propostas contidas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Nesta etapa, a formação aconteceu em quatro pólos: No auditório da Praça CEU para os professores da zona leste da Cidade; no auditório da Biblioteca Viveiro das Letras para professores da zona Sul; na Escola Tarumã para professores da Zona Norte e no Teatro Banzeiros para professores do setor Oeste da capital. “A BNCC busca a qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito e para isto precisamos que todos os nossos gestores trabalhem em sintonia e conhecendo profundamente cada etapa”, destacou.
Os ministrantes da formação destacaram que a BNCC aponta que a Educação Básica deve promover a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.
“Isso significa orientar-se por uma concepção de Educação Integral e que não se refere ao tempo de permanência do estudante no espaço escolar ou a uma determinada modalidade de escola. Nesse caso, Educação Integral indica promoção do desenvolvimento de crianças e jovens em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural”, relatou a equipe.
BNCC
A BNCC propõe que, além dos aspectos acadêmicos, é preciso expandir a capacidade dos alunos de lidar com seu corpo e bem-estar, suas emoções e relações, sua atuação profissional e cidadã e sua identidade e repertório cultural. No documento, o foco das escolas passar a ser não apenas a transmissão de conteúdos, mas o desenvolvimento de competências, compreendidas como a soma de conhecimentos (saberes), habilidades (capacidade de aplicar esses saberes na vida cotidiana), atitudes (força interna necessária para utilização desses conhecimentos e habilidades) e valores (aptidão para utilizar esses conhecimentos e habilidades com base em valores universais, como direitos humanos, ética, justiça social e consciência ambiental). Fonte: NovaEscola