Curso é voltado aos servidores que trabalham diretamente nas unidades escolares
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abre nesta quinta-feira (17), de forma on-line, a aula inaugural para o Curso de Libras, Módulo “Iniciantes”. A capacitação é ofertada através de uma parceria com a Acelibras, e é voltada para servidores da educação, em especial, para quem trabalha diretamente nas unidades escolares.
De acordo com a titular da pasta, Gláucia Negreiros, o curso de Libras é coordenado pela divisão de formação da Semed, e vai promover uma abordagem introdutória aos participantes. “O objetivo é ampliar as possibilidades de comunicação e interação profissional e social com surdos de forma natural, através da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o segundo idioma oficial do Brasil. O público-alvo são gestores, professores, supervisores, inspetores, cuidadores, merendeiros e profissionais de apoio escolar. Todos que atendem diretamente aos alunos podem se sentir convidados a participar, para que se otimize a comunicação e a torne mais inclusiva”, explicou.
O curso será ministrado com aulas síncronas (ao vivo) pela internet, compreendendo um total de dez encontros na plataforma Google Meet. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, às quintas e sextas-feiras, no horário de 16h30 às 18h, com duração de 1h30 cada aula. “Ressaltamos que a realização do referido curso vem de encontro com o disposto na Lei no 2.656/2019, do município de Porto Velho, que dispõe sobre medidas necessárias para a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os professores da educação infantil e demais profissionais da educação na rede municipal de ensino”, concluiu a secretária Gláucia.
Texto: Géri Anderson
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)